sábado, 17 de abril de 2010

Plano 1º Bimestre

Escola: .....................
Disciplina: Geografia
Ensino: MÉDIO
Série: 3º...................
Bimestre: 1º
Nº de aulas previstas no 1º bimestre:...
Professor:..................

1.Conteúdo previsto (1º bimestre)
1 - Regionalização do espaço mundial
2 - As regiões da ONU
3 - O conflito Norte e Sul
4 - Globalização e a regionalização da Economia

2. Competências e habilidades a serem desenvolvidas (1º bimestre)
- Estabelecer a diferenciação entre critérios de regionalização;
- desenvolver habilidades de leitura e produçãod e textos contínuos e descontínuos;
- ler e interpretar mapas para extrair informações que lhes permitam identificar singulareidades e destinções acerca da regionalização do espaço mundial;
- identificar dados representações e informações encontradas em cartas e mapas para comparar as diferentes perspectivas de compreensão do espaço mundial;
- relacionar diferntes linguagens como a cinematográfica e a cartográfica para extrair informações e elaborar textos sobre a realidade mundial;
- compreender os principais critérios de regionalização do espaço mundial adotados pelo Banco Mundial e PNUD;
- diferenciar os conceitos de PNB, PIB, PNB per capita, aplicando-os na leitura e interpretação de mapas;
- Conceituar IDH por meio do entendimento dos critérios considerados para elaboração desse índice;
- ler e interpretar mapas e gráficos sobre o IDH, emissões de Co2e migração internacional

3- Estratégias;
- leitura e interpretação de mapas;
- aulas expositivas
- apresentação de vídeos

4. Seqüência das atividades de ensino-aprendizagem e avaliação contínua relativa às Situações de aprendizagem relativo às situações de Aprendizagem 1,2,3,4 (1º bimestre)
- tarefas: tarefa em sala de aula como exercícios de fixação trabalhos de pesquisa
- avaliação e correção: provas dos conteúdos vistos, trabalhos e avaliação da organização do material dado em sala de aula.

5. Materiais de apoio pedagógico relativo às situações de Aprendizagem 1,2,3,4...
- lousa / giz
- livro didático / material impresso
- vídeos educativos
- aulas expositivas
- mapas e gráficos

6. Lições de casa previstas relativo às situações de Aprendizagem 1,2,3,4
- conteúdo dos cadernos de exercícios,
- pesquisas
- gráficos e mapas

7. Expectativas de aprendizagem (1º bimestre)
- habilidades necessárias à leitura e interpretação de textos, mapas, assim como conhecer novas tecnologias relativas aos temas abordados.

8. Instrumento de avaliação relativo às situações de Aprendizagem 1,2,3,4
- instrumentos: tarefas, provas objetivas e dissertativas, trabalho em grupo, relatórios de vídeos assistidos.
- peso:0 a 10 para cada atividade
- devolução do resultado: após o termino e correção de cada avaliação
- divulgação do resultado para os alunos e pais: nos htps ou reuniões ou mesmo quando convocados.


9. Proposta de recuperação contínua relativo às situações de Aprendizagem 1,2,3,4
- momento da recuperação contínua: sempre que o aluno não atingem o mínimo de aprendizado que se espera
- avaliação da recuperação: pesquisas e trabalhos referentes aos conteúdos não aprendidos.
- o aluno deve ser encaminhado para a recuperação paralela quando: não atingir o mínimo dos conteúdos aplicados.


......., ......de........................................de ........

---------------------------------------------
Assinatura do professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou e quer comentar, nós agradecemos sua visita e sua opinião.
Caso não tenha gostado, seja educado e não faça comentários maliciosos. Simplesmente saia.